segunda-feira, 18 de junho de 2012

Natação para bebês



No site aquabrasil, li um belo artigo que serve de estímulo aos pais: A natação para bebês!


Lá diz que a única atividade que um bebê pode fazer é a atividade aquática, onde ele se sente confortável, e tem seus movimentos facilitados pela água. Além disso, se tornam mais calmos, alegres, cheios de saúde e confiantes. Com certeza, qualidades que serão levadas para a vida adulta.

Nadar não diz respeito apenas a mover-se na água diz respeito a estar na água e com a água.

Quando a natação é vista como uma arte, em vez de uma técnica, uma ciência ou meio de entrar em forma, ela assume uma dimensão nova, a qual beneficia o ser humano em todos os aspectos de sua existência.

Quais os benefícios da natação para bebês?
  • Evita acidentes em piscinas, pois a aprendizagem trás conhecimento e adaptação do bebê ao meio líquido, facilitando assim sua busca por apoios, bloqueio da glote sempre que o rostinho entrar em contato com a água e o respeito por entrar na água somente quando for pedido. 
  • Melhora a saúde dos bebês, quanto aos problemas respiratórios, a natação aumenta a resistência, com a inalação de ar num ambiente úmido e quentinho como o da piscina, torna possível que o ar atinja as vias aéreas inferiores em melhor temperatura, umidade e limpeza, prevenindo, com isso, uma série de transtornos para os pulmões, como por exemplo, acúmulo de secreção ou irritação da parede brônquica provocada pelo ar frio.
  • Há um grande auxílio no desenvolvimento dos bebês com problemas motores.
  • Auxilia no pré-estímulo motor, antes mesmo de a criança tentar se deslocar fora da água, já o consegue dentro da água, assim facilitando seu maior desenvolvimento.


  • Durante as aulas acontecem diferentes formas de estímulos, tanto motores, como visuais, auditivos, verbais, entre muitos outros. O bebê aprende cores, tamanhos, texturas, diferença entre objetos, músicas, aprende a ter contato e distinguir outras crianças e as pessoas estranhas dos familiares, iniciando assim o convívio social.
  
  • O tônus muscular começa a se formar, e assim dominar a posição sentada, conquistar a posição de pé e tudo isso facilita a sua busca de equilíbrio.
  
  • A natação para bebês favorece o desabrochar de seu ritmo, personalidade e desenvolvimento; trata de deixá-lo à vontade descobrindo e explorando o seu próprio corpo.
  
Essas atividades motoras ocorrem para o desenvolvimento do cérebro e são indispensáveis para a organização do sistema nervoso. A ausência de estímulos pode acarretar na perda definitiva de funções inatas.

Para entender melhor assista ao vídeo abaixo que traz também a dica de uma massagem indiana, muito indicada para os bebês por trazerem inúmeros benefícios, entre eles, o estreitamento do vínculo afetivo de mãe e filho que deve ser praticado e preservado em todas as fases da vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário