segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pólo Aquático

 
ecp.org.br

Fontes: seletuls.blogspot.com.br / suapesquisa.com


Nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos, o pólo aquático é considerado uma modalidade da natação, com regras internacionais fixadas pela Federação Internacional de Natação Amadora (Fina). Outras competições de prestígio são a Copa do Mundo e a recém-criada Liga Mundial. No Brasil, o esporte é dirigido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
 
O que é o Polo Aquático?

O Polo Aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes. Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia. 
A piscina, as equipes e a bola

O Polo Aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.

As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.

A bola de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.
 
 

Regras

- O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;
- A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;
- Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);
- São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;
- Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.
 
 


Federações e Confederações

- A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de Polo Aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.

Campeonatos

A competição de Polo Aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A FINA também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Polo Aquático. O Polo Aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos. 

Potências do Polo Aquático na atualidade

Em 2011, a Liga Mundial foi vencida pela equipe da Sérvia (masculino) e Estados Unidos (feminino). Já o Campeonato Mundial disputado em Xangai, também em 2011, foi vencido pela Itália (masculino) e Grécia (feminino).
Já nas Olimpíadas de Londres (2012), a medalha de ouro na categoria masculina ficou com seleção da Croácia, a de prata com a Itália e a de bronze com a da Sérvia. Já na categoria feminina, o ouro ficou com os Estados Unidos, a prata com a Espanha e o bronze com a Austrália.
Você sabia?
- O Polo Aquático foi o primeiro esporte coletivo (praticado em equipes) a ser disputado em Olimpíadas. A estreia do esporte ocorreu nas Olimpíadas de Paris, no ano de 1900.

Nenhum comentário:

Postar um comentário