quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como poupar a água da piscina

 


Em tempos onde a consciência ambiental deve ser discutida e praticada, saber usar os recursos naturais de maneira responsável é imprescindível. E falando na água como um recurso natural essencial para a existência da vida no planeta, saber usá-la sem desperdícios e usando artifícios como o reaproveitamento da mesma, com certeza já nos deixará no caminho certo.

Quem tem piscina em casa sabe como é bom, mas também como devem ser seus cuidados e pensando também de maneira ecológica, podemos manter uma piscina sempre boa para o uso e ainda evitar desperdícios na sua manutenção. É o que diz a matéria do site aquaticmania.com disponibilizado abaixo.

A qualidade da construção de uma piscina é vital: uma fuga que verta uma gota de água por segundo fará perder 8m³ = 8.000 litros num ano.
É fundamental inspecionar a instalação e detectar as fugas possíveis para poder repará-las imediatamente. A instalação correta do circuito hidráulico é básica para evitar perdas de água devido a problemas de união entre acessórios mal colocados.


As piscinas deveriam ser enchidas apenas uma vez e nunca esvaziadas. Deve-se manter a água em boas condições higiênicas durante todo o ano, não apenas para não desperdiçar um volume importante, mas também para garantir a própria estrutura do vaso da piscina. A água permite uma redução das diferenças de temperatura e evita possíveis fraturas do vaso devido à dilatação.


Colocar uma cobertura , quer seja automática (tipo persiana) ou manual (manta cobertor). 

  • Reduz a perda de água por evaporação em uns 70%.
    Exemplo, piscina 40m³:
    - Evaporação sem cobertura: 24 m³ = 24.000 litros / ano.
    - Evaporação com cobertura:  7 m³ = 7.000 litros / ano.
  • Mais seguro para as crianças
  • Facilita a limpeza da piscina e ajuda a poupar em produtos químicos.

Lavagem de filtros (contra lavado), apenas quando for necessário: Recomendamos reduzir as lavagens do filtro a 2 minutos (Lavagem + 0,5 minutos Enxaguamento). Além disso, recomenda-se o uso de uma solução mais tecnológica: acrescentar uma válvula automática com tempos predeterminados. Equipamentos economizadores de água de filtração.


Aproveitar a água da lavagem do filtro para outros usos , armazenando-a num depósito.


Rega do jardim : equipar com aspersor (paragem automática). Levar a água até o mesmo depósito.


Em piscinas interiores climatizadas : aproveitar a água de condensação do equipamento de climatização e devolvê-la diretamente para a piscina ou para outros usos.   


Água da chuva : instalar depósito. É água imediatamente apta para regar, para encher a piscina e muitas outras atividades em que a água potável não é uma necessidade principal.
Quero ainda acrescentar que as bordas das piscinas além de servirem para embelezá-las, também são muito eficientes para evitar escapes de água durante seu uso. Veja as belas opções da Topázzio Comercial em bordas para piscinas.


Quem muda seus hábitos melhorando-os, além de servir de exemplo positivo, também passa adiante seus conhecimentos, como uma semente germinada pronta para dar novos frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário